O que é um Mercado Financeiro?
- RadarFinanceiro

- 4 de jan.
- 2 min de leitura

Um mercado financeiro serve como uma ponte. Tira o dinheiro de quem tem "sobras" e quer poupar ou rentabilizar (os investidores) e passa para quem precisa de "massa" para tirar projetos do papel ou fazer o negócio andar (os tomadores).
Na prática?
Um mercado financeiro:
Definem os preços - Funcionam como um leilão gigante. Por meio do negócio entre quem compra e quem vende, o mercado decide quanto vale um investimento naquele momento.
Garantia de dinheiro na mão - Ele garante "liquidez". Isso significa que, se precisares de dinheiro urgente ,consegues vender o teu investimento e ter o valor de volta rapidamente.
Poupam gastos e tempo - Como está tudo centralizado num só lugar, não precisas gastar dinheiro com anúncios ou andar à procura de alguém que queira comprar o que tu tens para vender.
Para facilitar a organização, o mercado é agrupado por:
Novos vs. Usados: Existem mercados para investimentos que acabaram de sair do forno (primeira vez à venda) e mercados para quem quer revender o que já comprou antes.
Mercado primário - mercado onde são feitas as primeiras vendas de ações (Oferta Pública Inicial/Oferta Pública de Venda) ou subscrições em títulos e fundos de investimento
Mercado secundário - mercado onde são renegociadas as ações ou títulos comprados no mercado primário. As negociações podem ser por via de um mercado controlado (BODIVA) ou um privado entre os agentes de mercado.
Tempo de duração: Alguns mercados servem para investimentos de poucos anos (curto prazo), enquanto outros são para investimentos de muitos anos (longo prazo).
Mercado monetário - mercado monetário é o segmento financeiro de baixo risco onde se negociam instrumentos de dívida de alta liquidez e curto prazo (até um ano), como Papel Comercial e Bilhetes do Tesouro, usados para gerir as operações e o fluxo de caixa do dia a dia.
Mercado de capitais - mercado de capitais é o segmento de maior risco onde se negociam ações e instrumentos de dívida de longo prazo (superior a um ano), que apresentam menor liquidez imediata, mas são fundamentais para financiar a expansão de negócios e investimentos estruturantes.
O tipo de papel: É dividido pelo que se está a negociar como as ações (mercado de ações) ou obrigações (mercado de empréstimos/títulos).
Localização: Podem ser mercados só aqui em Angola (nacionais) ou mercados que envolvem o mundo inteiro (internacionais).





Comentários